Manuela Cameirão

Neuropsicologia

Mestrado em Temas de  Psicologia, ramo de Psicologia da Linguagem e Neuropsicologia e Doutoramento em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com trabalho de investigação sobre o processamento de palavras na modalidade auditiva em crianças com dislexia.  Frequentou formação especializada na Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (Hogrefe),na Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths (ARICD – Association for Research in Infant and Child Development) e em Meditação e Relaxamento (Zen Kids – FEEL). Fez ainda formação em Comunicação Clínica e Terapêutica com George Prigatano (Barrow Neurological Institute) e Yehuda Ben-Yishay (New York University Medical Centre).  É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho.  É psicóloga desde 2007, tendo-se especializado na avaliação e intervenção em crianças e adultos com perturbações do neurodesenvolvimento (dislexia, discalculia, perturbação da hiperatividade e défice de atenção, perturbação do espetro do autismo). Atualmente, desempenha funções em consulta de Neuropsicologia na Casa de Saúde de Santa Catarina (Porto), na CRIAR – Clínica de Desenvolvimento e Saúde (Porto) e na IMAGO – Clínica de Saúde Mental e Desenvolvimento (Porto), onde acumula também a função de direção técnica  

Afiliações

International Dyslexia Association

World Federation for Attention Deficit and Hiperactivity Disorder

Filipa Santos

Sara Paiva

Psicologia Clínica

Filipa Santos é licenciada e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Possui ainda formação em Psicodrama; formação pós-graduada certificada pela Hipnose Clínica pela London College of Clinical Hypnosis, em Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Meditação e Relaxamento pela Zen Kids - Feel. Possui Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) homologado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e dá formação no âmbito da Psicologia. É supervisora de estágios pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Colaborou em projetos de investigação e foi formadora numa pós-graduação de Psicopatologia da Infância e da Adolescência. Trabalhou como psicóloga em contexto escolar com crianças com necessidades educativas especiais e jovens em risco de abandono escolar. É psicóloga e psicoterapeuta desde 2006, tendo-se especializado em avaliação psicológica e psicoterapia de apoio com crianças, jovens e adultos; orientação vocacional e aconselhamento parental.  Atualmente, desempenha funções de Psicóloga Clínica na Casa de Saúde de Santa Catarina (Porto), na Clínica do Berço (Guimarães).

Afiliações

Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico

Psicologia Clínica

Sara Paiva é licenciada e mestre em Psicologia, na área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Efetuou o seu estágio curricular no Serviço de Psico-Oncologia do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. (IPO-Porto), onde exerceu intervenção psicológica a pacientes com diagnóstico oncológico, sob supervisão. Atualmente, para além de realizar prática de Psicologia Clínica, é investigadora na FPCEUP e dá formação no âmbito da Psicologia, detendo, para tal, o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Isabel Saavedra

Psiquiatria

Isabel Saavedra é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Fez o Internato de Formação Específica em Psiquiatria no Hospital Magalhães Lemos e atualmente é assistente hospitalar e coordenadora da Psiquiatria de Ligação no Centro Hospitalar do Médio Ave. É ainda pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e fez estágio em Primeiro Episódio Psicótico na LEO Unit, Lambert Hospital South London & Maudskey Trust.

Manuela Araújo

Pedopsiquiatria

Manuela Eça Araújo é Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Centro Hospitalar do Porto.

Exerce funções no Serviço de Psiquiatria da Adolescência, onde desempenha funções clínicas

em contexto de internamento e de ambulatório. Integra as equipas de consultas especializadas

de Perturbações do Comportamento Alimentar, Consulta de Comportamentos Autolesivos e

Consulta de Perturbações do Espetro do Autismo. Tem formação específica na avaliação

diagnóstica das Perturbações do Espetro do Autismo, em Terapias cognitivo-comportamentais

e em Intervenção Sistémica e Terapia Familiar. Tem-se também dedicado à investigação nas

áreas da Saúde Mental Infanto-Juvenil. É ainda co-responsável pela coordenação do Internato

de formação específica em Pedopsiquiatria.

Teresa Figueiredo

Terapia da Fala

Teresa Figueiredo é licenciada em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro e desde 2007 tem desempenhado funções como terapeuta da fala em várias clínicas e agrupamentos de escolas. Exerce funções no âmbito da prevenção, avaliação e intervenção em contexto escolar e clínico, nas áreas da comunicação, linguagem, articulação, motricidade orofacial e voz. Colabora ainda no projeto Piratinha dos Sons, que promove treino fonológico através do brincar em crianças em período pré-escolar, dando-lhes ferramentas para a aquisição da leitura aquando da entrada para a escola.

Ana Filipa Araújo

Terapia Ocupacional

Ana Filipa Araújo é licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, com pós-graduação em Integração Sensorial pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. É especializada em integração sensorial e intervenção utilizando uma abordagem lúdica, com crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem.

Catarina Trindade

Nutrição

Catarina Trindade é licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Biotecnologia e Alimentação: Nutrição Pediátrica pela mesma instituição. Efetuou estágio no AceS Porto, no projeto “Primeiros 1000 dias de vida” e atualmente trabalha no colégio OSMOPE, onde é responsável pela supervisão da alimentação das crianças e atividades de educação alimentar. É mentora e gerente do espaço Todos P´ra Mesa, que promove atividades e workshops na área da educação alimentar.

Marta Correia

Acupuntura

Marta Correia é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e desenvolveu mais de 3000 horas de formação nas áreas da Comunicação, Liderança, Motivação de Equipas, Coaching e Desenvolvimento Pessoal. É Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Superior de Ciências Biomédicas Abel Salazar, onde se encontra atualmente a frequentar o Doutoramento em Ciências Biomédicas, com projeto de investigação que visa avaliar a intervenção da Medicina Tradicional Chinesa no estado clínico do doente renal crónico em diálise. É ainda especializada em Acupuntura e Laser pela Associação Brasileira de Acupuntura Estética.

Vânia Teixeira

Naturopatia e Homeopatia

Vânia Teixeira é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto. Fez formação em Naturopatia na EMAC – Escola de Saúde Integral e é diplomada em Terapeuta Homeopática pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento em Homeopatia da Ordem dos Farmacêuticos.

Nuno Ribeirinha

Terapia Rebirthing

Nuno Ribeirinha é licenciado em Psicologia, Mestre em Perturbações do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, pela Universidade de Santiago de Compostela, com várias formações pós-graduadas em Coaching, Programação Neurolinguística, Mindfulness, Hipnose Clínica e Hipnoterapia. Desde 2001, é psicólogo em contextos educativos, psicopedagógicos e psicoterapêuticos. É formador em educação, comportamento e desenvolvimento pessoal. Fez formação em Rebirthing, segundo o modelo original da Rebirthing Breathwork International e mentor do projeto InspiradaMente, que promove sessões, cursos e retiros de desenvolvimento pessoal.